top of page
Buscar
  • Foto do escritorAplicadora Europa

Qual o melhor Bona ou Sinteco ?

Atualizado: 11 de mai. de 2023

Bona ou Synteko?

Os dois são produtos ótimos e ambos permitem o acabamento fosco, acetinado ou ainda alto brilho que da aquele efeito espelhado.



A Synteck é uma marca que nasceu em Estocolmo em 1945, após a segunda guerra mundial foi lançado o primeiro produto da linha, hoje a Synteko esta presente no mundo inteiro, no Brasil nós conhecemos a marca como “Sinteco” e muitas empresas agregaram o sinteco ao nome, com aplicação de sinteco ao invés de aplicação de verniz para piso.



O produto da Synteko mais usado é o Synteko Classic, um verniz composto com uréia e formol, assim como o Super Synteco, eles demoram mais para secar, tem um cheiro forte na aplicação, não permitem retoques, mas são de alta resistência.


Porém, a Synteko tem uma linha à base de água a Vitta, com secagem rápida e não tem cheiro na aplicação, tem resistência aos raios solares e tolerância à oleosidade natural da madeira.


A Synteko tem ainda a linha Polisyn, que é uma resina a base de poliuretano, pode ser aplicada não só a pisos de madeira, como em pedras porosas e pisos de cimento, rede 25 % a mais que os demais produtos, têm alta resistência e permite retoques.



Já a marca Bona que também é Sueca, surgiu em 1967, mas era pouco conhecida aqui o Brasil, nos últimos anos tem investido na capacitação de profissionais para a aplicação dos seus produtos e hoje a aplicação de Bona esta fazendo o maior sucesso, é um produto mais caro, mas também o mais recomendado por muitos aplicadores.


Bona Aplicação


Tem uma série de produtos voltados para a manutenção dos pisos de madeira, mas o forte são seus vernizes, entre os principais então o Bona Mega que é um verniz a base de água que usa o oxigênio como catalizador, após seco é 100% poliuretano o que lhe confere alta resistência.


Indicado para áreas de tráfego normal, residencial, mantém a textura natural da madeira e não tem cheiro.


Além desse, tem o Bona Novia, que é o único com certificado ambiental da União Européia por ser livre de NMP um componente que pode causar toxidade em altos níveis. O Bona Novia tem baixo odor e secagem rápida, indicado para ambientes residenciais e comerciais de tráfego normal.


E ainda tem o Bona Traffic que é desenvolvido para o alto trafego incluindo quadras esportivas, com maior resistência, não tem odor, não oferece risco de incêndio e é de secagem rápida.


Mantém a textura natural da madeira e não amarela, assim como os demais vernizes da Bona tem versão alto brilho, acetinado e fosca, este último acabamento, fosco, fica praticamente imperceptível, como se o piso estivesse apenas com cera.


Como concorrente direto da Bona ainda existe a marca Skania com características similares e como concorrente direto do Synteko temos a Cascolac que também tem produtos a base de uréia e formol, mas que também tem um produto à base de água o Cascolac H2O.


Já que tem muitas marcas, com muitos produtos de características diferentes o ideal é consultar a empresa que irá executar o serviço e perguntar quanto ao acabamento desejado e o tempo de secagem de cada produto.


Antes de contratar faça orçamentos, pergunte qual é o produto utilizado, se o aplicador tem certificado, quanto tempo demora a secagem e se o produto tem cheiro, isso vai influenciar no preço e mais do que isso na sua comodidade.


Outra dica é pedir algumas referências e ir ver os trabalhos anteriores, para contratar um bom profissional para fazer o seu serviço.


Se tiver alguma dúvida não respondida coloque nos comentários abaixo e também diga se gostou ou não do post vou adorar ter o seu feedback.




4.543 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo

6 Comments


alexandre felgueiras
alexandre felgueiras
Jun 24, 2023

show


Like

Alexandre Felgueiras
Alexandre Felgueiras
May 14, 2023

top

Like

gabriela felgueiras
gabriela felgueiras
May 12, 2023

ok

Like

Alexandre Felgueiras
Alexandre Felgueiras
May 12, 2023

up

Like

Alexandre Felgueiras
Alexandre Felgueiras
May 12, 2023

top

Like
bottom of page